Rua Marcelino Jasinski, 1361 - Araucária-PR 41 3048-1773 41 3048-2315

Como conservar o aço inoxidável

Como conservar o aço inoxidável

A limpeza correta é fator essencial para se obter o máximo de resistência à corrosão e manter a boa aparência e higiene do aço inoxidável. O segredo da sua limpeza e manutenção está no uso de produtos e procedimentos corretos e no cuidado com que você trata o produto.

A freqüência da limpeza e higienização será estabelecida pela intensidade do uso, mas, em nenhuma hipótese, deverá ultrapassar o período de seis horas entre o final do uso e sua limpeza. Após esse período, a maior parte dos detritos, sobretudo os ácidos e os materiais orgânicos, sofrem um processo de fermentação química que pode dificultar a limpeza ou, até, causar danos irreversíveis.

Limpeza de equipamentos e utensílios em aço inoxidável

A limpeza de rotina deve ser feita à base de sabão ou detergente neutro e água morna e removedores a base de amônia diluídos em água morna, aplicados com um pano macio ou esponja de nylon (não utilizar lã ou palha de aço por serem abrasivos, existindo, ainda, o risco de contaminação). Deve-se enxaguar com bastante água morna e secar com um pano macio para se evitar as manchas. Evite o uso de detergentes com aromatizantes, pois podem contaminar os alimentos com odores típicos. Não há restrições a detergentes clorados, desde que o enxágüe seja eficiente. Por conterem substâncias tóxicas que podem contaminar os alimentos, não é recomendado o uso de produtos para dar brilho. Existem disponíveis no mercado, limpadores específicos que eliminam as sujeiras ou manchas mais difíceis sem danificar a superfície do aço.

Quando a limpeza de rotina for insuficiente, deve-se aplicar uma mistura à base de gesso ou bicarbonato de sódio diluídos em álcool de uso doméstico para formar uma pasta, aplicando na superfície do aço inoxidável com um pano macio ou uma esponja de nylon, evitando esfregar, utilizando movimentos longos e uniformes, e não circulares. Enxaguar e secar da mesma forma da limpeza de rotina.

Para sujeiras mais intensas ou manchas mais acentuadas é necessária uma pré-imersão em detergente morno ou numa solução de removedor à base de amônia. Caso não resolva, utilize removedores à base de soda cáustica (usados em limpeza doméstica). Em último caso, somente se extremamente necessário, use os sapólios. Após, enxágüe abundantemente e seque com pano macio.


Solicite um orçamento

Whatsapp Cofap Inox Whatsapp Cofap Inox